-
Arquitetos: Lazzarini Pickering Architetti
- Ano: 2013
-
Fotografias:Matteo Piazza
-
Fabricantes: Lutron
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de um hotel em Sofia se dá em torno da reconstrução contemporânea de um edifício histórico. O hotel está situado em Czar Osvoboditel Boulevard, uma das ruas mais prestigiadas da cidade. Como em toda a obra de Lazzarini Pickering, o projeto cria um diálogo atento com o lugar apesar de sua forma inovadora.
A base, o único elemento finalizado em pedra, garante uma ligação permanente com os edifícios vizinhos. A nova fachada, que fica sobre essa base, é caracterizada por uma superfície envidraçada interrompida por uma grade de metal que define o padrão de janelas nos quartos. Painéis fixos são alternados com janelas retangulares operáveis que fornecem ar fresco em alternativa ao sistema de ar condicionado mecânico.
A experimentação formal vem com a criação da segunda fachada interna. A configuração desta superfície altera-se em relação direta com as necessidades dos hóspedes do hotel por ser composta de uma série de painéis opacos ajustáveis que podem ser utilizados para emoldurar a relação entre o interior e o exterior. Em movimento contínuo, os painéis terminam em um aconchegante ambiente amarelo dourado, homenagem às cúpulas douradas da Catedral Alexsander Nevsky, cuja imagem é refletida na fachada transparente do hotel.
O efeito final é de um edifício com uma aparência diferente e de forma consistente. Abrir e fechar os painéis internos revela/oculta a vida no interior do hotel e anima a segunda fachada opaca. Esse efeito é acentuado durante a noite quando os hóspedes acendem as luzes em seus quartos.
Os andares superiores do edifício são progressivamente esculpidos para dar lugar a uma estrutura de aço que abandona qualquer forma prismática a medida em que se transforma em uma espécie de zigurate. Aqui encontramos as suítes, cada uma com um terraço privado e o bar com vista panorâmica.